CARREGANDO...
Pular para o conteúdo

Como saber se tenho direito ao PIS

    Quem tem direito a receber o PIS

    Para saber se você tem direito a receber o PIS, basta confirmar que você atende todos os critérios estabelecidos pelo Governo Federal para o pagamento do benefício.

    Se os critérios forem atendidos, o trabalhador poderá sacar o abono salarial, que pode variar de acordo com o número de meses trabalhados no ano-base.

    Critérios para ter direito a receber o PIS:

    1. Cadastro no PIS há pelo menos 5 anos: O trabalhador precisa estar cadastrado no PIS por, no mínimo, 5 anos para poder receber o abono.
    2. Ter trabalhado com carteira assinada: É necessário ter exercido atividade remunerada com vínculo formal (carteira assinada) por, no mínimo, 30 dias no ano-base.
    3. Remuneração média: O trabalhador deve ter recebido, no máximo, até 2 salários mínimos de remuneração mensal, durante o ano-base.
    4. Dados atualizados na RAIS: Os dados do trabalhador devem estar corretamente informados pelo empregador na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

    Se você atende todos os critérios listados acima, parabéns! Você está apto à receber o abono salarial do PIS. Veja como consultar o PIS pelo CPF e garantir o seu direito ao Benefício.

    Caso você não atenda os requisitos acima, você não tem direito ao PIS. Mas não se preocupe, montamos um guia do que você pode fazer para garantir o benefício no futuro.

    Como sacar seu benefício do PIS, o Abono Salarial

    Anúncios

    Agora que você descobriu que tem direito ao PIS, é hora de saber como sacar o benefício e garantir que você não perca o prazo.

    O processo de saque é bem simples, mas é importante que você fique atento aos detalhes e ao calendário de pagamentos.

    Veja o que você precisa fazer:

    1. Verifique o calendário de pagamento: A Caixa divulga um calendário com as datas de pagamento do PIS. Verifique o cronograma para saber quando o seu benefício será liberado.
    2. Escolha como sacar: Você pode sacar o PIS de diferentes maneiras:
      • por crédito em conta CAIXA, quando o trabalhador possui conta corrente ou poupança ou Conta Digital;
      • por crédito em Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela CAIXA e movimentada pelo App CAIXA Tem;
      • nos caixas eletrônicos, nas Casas Lotéricas utilizando o Cartão Social e senha;
      • em agência da CAIXA, apresentando um documento oficial de identificação.
    3. Prazo para o saque: Caso você não retire o valor até a data limite, poderá perder o direito ao PIS daquele ano. Por isso, é importante ficar de olho e garantir que o saque seja feito no prazo.
    Páginas: 1 2 3